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Posicionamento público: “Novo” Novo Ensino Médio, velha dualidade

A votação do PL n. 5.230/2023 na Câmara mostrou que, na nova política nacional do Ensino Médio, a palavra de ordem é “reduzir”; por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade

Vitoriosa, greve de professores da UESPI tem parte de reivindicações atendidas

Mesmo com reajuste salarial insuficiente, classe conquista demandas de valorização docente; lideranças da paralisação integram o Comitê PI da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Conae 2024 reforça caráter democrático na construção do novo PNE

Com ampla representatividade regional e de diversos segmentos, educadoras/es e estudantes fortalecem a participação social na Conferência Nacional de Educação

Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas

Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar

Comitê SP: Leia posicionamento público em relação ao quadro das políticas educacionais no estado de São Paulo

"A substituição impositiva do material didático da rede estadual paulista tem sido palco para a evidenciação de problemas mais profundos na política educacional do estado sob Tarcísio de Freitas e Renato Feder"

Fórum Nacional de Educação divulga datas da Conaee 2024

Tema será "Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável"

Nota Técnica: Para valorizar o magistério paulista é preciso corrigir as distorções da carreira antiga. Não à Nova Carreira!

Estudo de GEPUD e REPU analisa a nova carreira do magistério paulista, Lei Complementar n. 1.374 de 2022, evidenciando seus problemas, e apresenta propostas de correções na Lei Complementar n. 836 de 1997, para uma real valorização do magistério

Campanha Nacional pelo Direito à Educação apoia a greve da educação no Distrito Federal

Nota pública do Comitê DF da Rede da Campanha manifesta apoio amplo, geral e irrestrito à greve das(os) professores(as) e orientadores(as) educacionais do Distrito Federal, representada(os) pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO/DF)

200 entidades pedem desmilitarização da educação e da vida a Lula

Em carta, entidades pressionam o governo pelo fim do Programa Nacional das Escolas Cívico- Militares e alertam que a militarização viola garantias constitucionais e os direitos de crianças, adolescentes, jovens e dos profissionais da educação

Novo Ensino Médio aumenta as desigualdades escolares e prejudica estudantes pobres da rede estadual de São Paulo

O novo estudo, produzido pela REPU (Rede Escola Pública e Universidade), é o primeiro do país a testar a promessa da livre escolha a partir de dados oficiais

Entidades da educação do Piauí declaram apoio a professores de Teresina em greve

A classe do magistério das redes estadual e municipal reivindica o cumprimento da Lei do Piso do Magistério

Volta às aulas 2022: Campanha lança Guia Covid-19 de recomendações a gestores e a comunidade escolar

Material é 11º da série de guias e conta com dados atualizados e orientações para comunidades escolares, famílias, profissionais da educação e gestores

Campanha abre edital para contratação de Assistente de Design

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação abre processo seletivo para contratação de Assistente de Design

[Comitê DF] Com aulas e oficinas, prévia do Festival Esperançar começa nesta segunda

Realização da FE/UnB conta com apoio do Comitê DF da Rede da Campanha

Campanha e REPU são aceitas como Amici Curiae em ações judiciais que confrontam dados oficiais da SEDUC-SP usados para defender retorno presencial às aulas

Agora aceitas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, entidades poderão oferecer subsídios para ações que apontam distorções em informações e pedem transparência à SEDUC na condução da educação paulista durante a pandemia

A educação mineira e suas dificuldades para o retorno das aulas presenciais

"Não há possibilidade de garantir nenhum outro direito se a vida não estiver assegurada", diz o Comitê Mineiro da rede da Campanha

Retomada de aulas presenciais na pandemia apresenta risco três vezes maior a professores do que à população em geral

Nota Técnica da Rede Escola Pública e Universidade aponta que, em quatro semanas, 299 escolas da rede estadual de SP reportaram incidência 2,92 vezes superior de professores em relação à população adulta

Na pior fase da pandemia, PL 5.595/2020 quer forçar a retomada das aulas presenciais e coibir a manifestação de profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior

Ao determinar educação como “atividade essencial” para o Estado, Projeto de Lei 5.595/2020 atenta contra direitos constitucionais como a greve e o próprio direito à vida, diz CNTE

Educação pública poderá perder R$ 15,9 bilhões caso Senado Federal não salve o Fundeb

Nota técnica da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Fineduca mostram 16 pontos graves de impacto do texto aprovado na Câmara dos Deputados

Campanha assina manifesto em apoio a profissionais da educação do Paraná

Nota do Fórum Nacional Popular de Educação e signatários destaca sucessivos ataques à categoria, agravados pela militarização das escolas, como o de iminente desemprego em massa

Deborah Duprat, uma defensora do direito à educação

Campanha divulga carta à Sociedade Brasileira em agradecimento à ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão

Posicionamento Público: O Fundeb em novo cenário – a pandemia da COVID-19

Campanha pede maior complementação da União, proteção do CAQ e aponta "armadilha para estados e municípios" com salário-educação

Carta da Campanha à Sociedade Brasileira sobre o Parecer do CNE que dá diretrizes para o calendário letivo de 2020

O Conselho Nacional de Educação ignorou as vozes das escolas, comunidades escolares e especialistas de todo o país

Contra crise, Consulta Coletiva de ONGs para a Educação junto à Unesco debate direito à educação do contexto global ao local

Metas do ODS 4 pautaram encontro na Tunísia; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou dos debates

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação divulga carta aberta em defesa do novo Fundeb permanente

Os pontos levantados têm convergência com a agenda defendida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação por um Fundeb pra Valer!

“Quando a polícia precisa ir para dentro da escola, isso significa que ela falhou fora da escola”, afirma coordenadora do Comitê DF da Campanha

Estudantes da rede pública de Brasília participaram de debate na semana passada (6/11)

Acesse o kit para mobilização #FundebPraValer

NOTA DE REPÚDIO: NA CONTRAMÃO DO NORDESTE, A ADESÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ AO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS MILITARES

Estudo demonstra que novo Fundo para a educação básica precisa de mais dinheiro do governo federal para combater as desigualdades educacionais

Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou ontem, 01/10, estudo de impacto financeiro e em qualidade da educação dos cenários na mesa da tramitação da PEC 15/2015, do Fundeb, na Câmara dos Deputados

Campanha lança Nota Técnica para colaborar com a tramitação do novo Fundeb

Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica tramita no Congresso Nacional e deve ser aprovado até 2020

O que revela a proposta de Fundeb da CNM e do TPE?

Prefeitos e ONG empresarial secundarizam o principal: o direito à educação

Opinião | "TODOS" PELA DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Prof. Dr. Fernando Cássio, professor da UFABC e membro da Campanha, analisa as últimas negociações do TPE e da CNM sobre o Fundeb.

Base Docente: o que pensam os especialistas